Professor Luciano
Menu
Atenção!

Para fazer alguns downloads é necessário ser cadastrado no site.
Se você ainda não é cadastrado, cadastre-se agora mesmo clicando aqui.


Foquete de Garrafa Pet

FancyBox 1.3.1 | Demonstration

Projetos

Foquete de Garrafa Pet

Objetivo
Construção de um foguete de garrafa PET para demonstração de alguns conceitos físicos, como: Impulso, quantidade de movimento, leis de Newton, aceleração dos corpos, movimento vertical, movimento obliquo, leis dos gases e entre outros.
Materiais utilizados para o foguete: garrafas Pet, fita adesiva, tesoura...

Procedimentos:
A idéia da construção de um foguete para a demonstração de alguns conceitos físicos veio de um grupo de alunos após verem uma reportagem, e então após algumas conversas e discussões sobre o assunto colocamos a idéia em prática e começamos a montar os nossos próprios foguetes.
1º Passo: Pesquisa sobre o assunto na internet, foi uma tarefa rápida e fácil de ser realizada, devido ao vasto material encontrado na rede.
2º Passo: Discussão sobre as várias formas de construção de foguetes e bases de lançamento, e após a divisão dos grupos os mesmo decidiram a forma que iriam construir os seus foguetes e suas bases.
3º Passo: Construção dos foguetes e das bases de lançamento, essa etapa foi trabalhosa visto que nem todos tinham habilidades com equipamentos manuais como cortar canos de PVC recortar garrafas e coisas do tipo, mas foi uma parte importante que integrou os alunos aos seus grupos e toda a turma.
4º Passo: Lançamento do foguete: foi à parte em que os alunos colocaram em prática as suas teorias e hipóteses sobre a construção de seus foguetes e com certeza foi o momento mais marcante para todos os envolvidos, uma vez que as equipes tinham de realizar todos os passos até o momento do lançamento com sua própria base,fazer a contagem regressiva, disparar, e verificar se a aerodinâmica teve um bom desempenho, pois assim o foguete realizaria um bom vôo.

Pontuação:
Após o lançamento do foguete foi feita uma classificação das equipes de acordo com o tempo de vôo de cada foguete e cada segundo de vôo do foguete foi convertido em um ponto da nota do trabalho, e essa nota foi assumida pelos outros professores envolvidos no projeto.

Alguns sites relacionados com o projeto.

Simuladores:
http://cjh.polyplex.org/rockets/simulation/

Dicas de construção:
http://fogueteaagua.blogs.sapo.pt/

Sites relacionados
http://www.nasa.gov/centers/dryden/home/index.html

Curiosidades:
http://the-rocketman.com/

Clique nas miniaturas para ampliar.

       
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Powered by Hostmarx @ 2005-2010 Hostmarx